Se eu sou o que eu tenho, quem serei eu quando eu perder o que tenho? Ninguém além de um testemunho derrotado, desanimado e patético de um modo de vida errado.
Erich Fromm

Ano passado, durante a primeira temporada do Wise & Effective, o programa de aprendizado continuado do Software Zen, tivemos a feliz oportunidade de nos deparar com o livro Ter ou Ser do psicanalista, filósofo e sociólogo alemão Erich Fromm. Da leitura desse livro, e da aproximação da formação de Soft Skills para líderes Ágeis do Software Zen, me surgiu a motivação para escrever esse artigo.

Fromm argumenta…


“Sabemos tantas coisas que não compreendemos! Toda a sabedoria de fatos é, a rigor, incompreensível, e só pode justificar-se estando a serviço de uma teoria”. Ortega Y Gasset.

Assim como na vida, em nossos projetos estamos o tempo todo sendo tomados por fatos.

Informações sobre quem, quando, o quê e onde, inundam nossa realidade dando vida ao famoso epigrama do Edward Wilson:

“Nos afogamos em informação, enquanto estamos sedentos por sabedoria. O mundo daqui pra frente será liderado por aqueles que fazem ’síntese’, pessoas capazes de juntar a informação certa na hora certa, pensar criticamente, e fazer escolhas importantes sabiamente.”


“O Pragmatismo é um relato de como as pessoas pensam — da forma como elas têm ideias, formam crenças e chegam a decisões. O que nos faz decidir uma coisa quando deveríamos fazer outra? A pergunta parece irrespondível, dado que a vida nos apresenta muitos tipos de escolha e não se pode esperar nenhuma explicação simples que cubra todos os casos.”

Diferente do dicionário, não é? Tanto no dicionário, quanto no nosso dia-a-dia, o pragmático é “aquele voltado para ações práticas, realistas, objetivas”.

A filosofia pragmática, entretanto, conta uma história um pouco diferente…

A definição que eu usei acima está…


Em termos linguísticos, signo é um elemento de comunicação que pode ser usado no lugar de outra coisa. Nós usamos os signos para recortar o mundo conceitualmente e transformar esse recorte em algo transmissível para outras pessoas, formando o que chamamos de linguagem.

Esse conceito foi introduzido pelo linguista e filósofo suíço Ferdinand Saussure. Para ele, o signo era a combinação de dois elementos essenciais para a linguagem humana: o significante e o significado. Quando você diz ou escreve a palavra “caneta”, por exemplo, o som dessa palavra, ou sua grafia, representa o seu significante. …


Era 2014 quando li o livro do Robert Pirsig, Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas. É um livro filosófico, mas me transformou profissionalmente. Naquele momento, eu vivia um momento de saturação quanto aos métodos e abordagens de gestão na área de software. Depois de passar por vários, eu me perguntava: Qual era o certo? Até quando este seria o certo? E, depois, qual seria o próximo? Quando isso acaba?

O livro me inspirou. O que aprendi ali transformou a minha relação com o trabalho a ponto de eu modificar completamente minha linha de discurso, de treinamentos e de…


“Primeiro você aprende o valor da abstração, então você aprende o custo da abstração, e só então você estará pronto para construir” (Kent Beck).

Essa declaração do Kent Beck é sobre design de código e arquitetura de software, e é de extrema importância para programadores. Mas estou certo de que ele pensava muito além do código quando a publicou. …


Escolher entre confiar mais em pessoas ou em processos é uma das falsas dicotomias que domina a mentalidade de muitos profissionais da área de gestão de projetos e empresas. Nesse artigo, eu explico como conciliar esses conceitos de forma a harmonizar as pessoas do seu projeto com os processos que as ajudam a fazer o que precisa ser feito.

Enquanto olhar para frente, em busca de novas técnicas e métodos, é necessário e nos mantém atento às mudanças, olhar para trás nos ajuda a encontrar o que é sólido e constante. Você vai encontrar solidez naquilo que chamamos de "clássicos"…


It's been a long time since I have published anything in english. If you are one of my regular readers, you probably will think this kind of unusual.

I've received an invitation from Manoel Pimentel to make a small contribution for his new book: The Agile Coaching DNA. I felt really glad and honoured to participate. This article is basically what I wrote for him.

The process was simple. He asked me a question and I answered. The answer went into the book.

Here is the question:

Considering awareness is an essential element to catalyse improvements, what is your favourite…


Pode parecer um pouco óbvio, mas uma das minhas principais atividades enquanto estou ministrando cursos, dando consultorias e fazendo coaching com times e indivíduos é responder perguntas. O privilégio de ter alunos e clientes, em sua grande maioria, de alta capacidade intelectual e de grande sucesso em empreendimentos de alta complexidade, converte-se também em um grande desafio: dar boas respostas a perguntas extremamente difíceis.

"Queremos adotar uma cultura de melhoria contínua na nossa empresa. Eu quero, nossos times querem, mas o dia-a-dia nos consome de tal forma que não conseguimos sequer começar. Há solução pra esse impasse?",


No capítulo dois do livro “A Fórmula da Eficácia” você vai conhecer como a nossa protagonista, Sofia, revela suas habilidades como uma gestora eficaz para identificar o problema que o cliente realmente tem e só depois encaixar a solução que ele precisa. Antes de continuar, certifique-se que tenha lido o Capítulo 1 nesse outro artigo.

É muito difícil comparar abordagens para solução de problemas no âmbito de projetos de software. Suponha duas equipe trabalhando simultaneamente para resolver o mesmo problema. Que fator específico tornou uma equipe melhor do que outra? Será que foi o método? A habilidade das pessoas? a…

Alisson Vale

Fundei o Software Zen para desvendar a "Arte da Gestão de Software" para aqueles que querem fazer a coisa certa | Encontre-me em: http://softwarezen.me

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store